Yoga pré e pós parto
Fazer yoga durante a gravidez e no pós parto, pode trazer inúmeros benefícios, mas são necessários alguns cuidados e também bastante consciência para que esta experiência seja positiva e feliz.
Durante a gravidez, para que o bebé esteja bem, a mamã tem de estar também ela em forma, quer fisicamente, quer emocionalmente, mentalmente ou energeticamente. O corpo começa a “ pensar” pelos dois e torna-se essencial escutar essa inteligência interior. O yoga auxilia no ganho desta consciência e na conexão entre a mãe e o bebé.
Para uma mulher que já praticava yoga com regularidade antes de engravidar, a adaptação pode ser mais fácil com as devidas adaptações, mas, para alguém que nunca praticou poderá ser mais sensato não iniciar a prática ou iniciar com muita consciência, após o primeiro trimestre e depois de consultar o seu médico, para que este possa dar o seu parecer.
Alguns dos benefícios do yoga, durante a gravidez:
-
O yoga contribui para o aumento da consciência corporal e respiratória;
-
Tranquiliza e equilibra a mente;
-
Melhora do equilíbrio e a adaptação ao novo centro de gravidade do corpo;
-
Contribui para o alívio das dores das costas;
-
Melhora a postura;
-
Ajuda a conquistar uma maior amplitude pélvica;
-
Ajuda a conquistar mais vitalidade e energia;
-
Desenvolve a intuição, a conexão entre mamã e bebé, devido ao aumento da consciência;
-
Pode ajudar a proporcionar um sono mais reparador;
-
Aumenta a tonicidade e força da musculatura pélvica,
-
Ensina a respirar melhor e de forma mais consciente o que virá a auxiliar durante o parto,
-
Proporciona o alívio das tensões físicas e emocionais etc
No pós parto o yoga auxilia a revitalizar o corpo e mente, a lidar e recuperar dos efeitos da ausência de sono tão comuns nos primeiros anos após o nascimento do bebé, a recuperar da força do core e a diminuir a diástase abdominal e a força e tonicidade do pavimento pélvico, a lidar com a ansiedade e a depressão pós parto, a melhorar a conexão com o seu bebé e muito mais.
E quais os cuidados a ter antes de iniciar a prática?
-
Consultar o médico que está a acompanhar todo o processo da gestação é essencial.
-
Procure, se possível, uma prática de yoga direcionada para grávidas ou uma PT. Se não for possível procure um professor qualificado, sensível e atento com o qual se identifique e que adapte a prática.
-
Leia, investigue sobre a prática de yoga.
Quais os cuidados a ter após iniciar a prática de yoga?
-
Ao praticar yoga e durante todo o decorrer da gestação, coloque atenção plena no seu corpo, nas sensações e sinais que este lhe transmite. Fique atenta aos sinais de aceleração do ritmo cardíaco, respiração ofegante, suores e calafrios; hipoglicemia, tontura e sensação de desmaio, câimbras musculares, contrações, cansaço extremo, dor, etc.
-
O corpo é sábio e transmite todos os sinais para nos alertar de que algo pode não estar bem. Estando atenta a esses sinais, a mamã poderá agir atempadamente diminuindo o ritmo da prática, descansando até recuperar, evitando assim situações mais graves. Fale com o seu professor.
-
Se o seu corpo não "gostar" de uma postura, de um exercício respiratório, etc, pare, peça ajuda ao seu professor para que a prática possa ser adaptada.
-
Use blocos, cintos, almofadas, tudo o que puder auxiliar a prática e torná-la mais confortável. Peça a opinião do seu professor.
-
Faça-se acompanhar de uma garrafa de água e de um alimento rico em açúcar para uma eventual crise de hipoglicemia.
Peça mais informações ao seu professor.
Venha experimentar uma aula connosco. reserve o seu lugar.