top of page
Kundalini Yoga Lotus

O que é o yoga?

São várias as definições de yoga, mas nenhuma delas consegue ir ao âmago do que o yoga realmente representa, até porque o yoga é vivido de forma diferente por cada um de nós. 

 

É difícil exprimir por palavras algo tão profundo. É como querer definir o Amor, a verdade, a vida, a beleza. 

 

A palavra Yoga vem do sânscrito “Yuj”, que significa unir ou integrar. Esta união refere-se à união corpo/ mente numa busca pelo equilíbrio, ou, indo um pouco mais além, é a união entre o ser e a sua própria essência.

 

O yoga é para todos!!! É uma prática integrativa e adaptada à condição física e idade de qualquer pessoa.

Não se preocupe se tem pouca flexibilidade, se não chega com as mãos aos pés, se não tem força e equilíbrio. Cada praticante avança ao seu ritmo e será encorajado a progredir de forma segura, respeitando o seu tempo e a sua individualidade.

 

O yoga é bem mais do que se pode ver nas redes sociais, bem mais do que realizar posturas físicas desafiantes. É uma prática que surgiu na índia há milhares de anos e que nos convida a mergulhar na aventura do autoconhecimento.

 

Existem diferentes tipos ou práticas de yoga. Na atualidade e no Ocidente é comum encontrar praticantes de Haṭha Yoga, karma yoga, ashānga Vinyāsa yoga, Iyengar yoga, e muitos outros, mas todos eles, quando praticados de forma séria, se direcionam para o mesmo objetivo, o autoconhecimento, a expansão da consciência e a integração com o todo.

Semicircle of Crystals

O que posso encontrar numa prática de yoga?

Poderá encontrar diversas técnicas, todas com o objetivo de conduzir o praticante ao autoconhecimento e expansão da consciência. Entre essas técnicas, temos os āsanas, prāṇāyāmas, bandhas, mudrās, mantras, meditação, etc

 

Āsanas 

As posturas psico-físicas do yoga. O yoga não é uma forma de exercício físico, no entanto, o corpo é considerado sagrado, sublime e inteligente e é encarado como um veículo para o próprio autoconhecimento.

Trabalhando o corpo, o equilíbrio, a flexibilidade, a força, trabalha-se também a mente, as emoções, sublima-se a energia e adquire-se a harmonia e a saúde necessária para trilhar o caminho do autoconhecimento. 

 

Prāṇāyāmas

Exercícios de controle e expansão do Prāṇā (energia vital).

Durante a prática de yoga vai aprender a importância da respiração. 

A maioria das pessoas respira de forma inconsciente, superficial. Quando se aprende a respirar de forma correta, consegue-se tirar muito partido da respiração.

Os atletas, praticantes de mergulho, escalada, quem se dedica ao canto ou a atividades em que a colocação da voz é importante, poderá verificar uma melhoria significativa do seu desempenho, mas todos têm a lucrar com as técnicas respiratórias.

Através do prāṇāyāma, prolongando cada vez mais a inspiração, a expiração e as retenções, o praticante de Yoga pode adquirir estados mais profundos de descontração, maior capacidade de gestão do stress, maior vitalidade, maior facilidade nas práticas de meditação, mais consciência, entre outros benefícios.

 

Mantras

Os mantras são textos que seguem uma determinada métrica e que surgiram nos  Vedas, as mais antigas escrituras hindus. São versos destas escrituras que apontam para verdades e que pretendem transmitir valores. Mantra significa literalmente “ instrumento para a mente”, pois através do mantra,pretende-se  trazer a mente para o momento presente, estabilizando o pensamento e aquietando-o, experimentando um estado de calma, śāntaḥ.

 

Yoganidrā

O yoganidrā é a descontração profunda e consciente do yoga. Esta técnica guiada pelo professor, pretende conduzir o praticante a um estado profundo de descontração, o que pode proporcionar uma revitalização do corpo e mente, um profundo aquietamento e melhor gestão do stress, uma melhoria da qualidade do sono, maior consciência e uma maior facilidade para atingir estados mais profundos de meditação.

 

Meditação

Existem diferentes técnicas de meditação, como a meditação num mantra, num yantra, ou símbolo, na respiração, na reflexão sobre os valores e muitas outras. O objetivo da meditação é, tal como o objetivo do yoga, conduzir o praticante ao autoconhecimento. O professor irá indicar as técnicas, a prática e o tempo poderão levar o praticante a mergulhar mais profundamente neste estado de expansão da mente.

 

Bandhas

Os bandhas são ativações e/ou contrações de determinadas áreas como músculos, plexos, nervos, órgãos e glândulas. São técnicas que proporcionam uma prática de yoga mais segura e energética, trazendo diversos benefícios para a saúde física e energética do praticante.


Mudrās

São gestos realizados com a mente, mãos, corpo, etc e que possibilitam de forma reflexologia e simbólica atingir estados mentais favoráveis à prática de yoga.

bottom of page